Blog

Não Dá Pra Conter o Vento...

24/01/2019

 

Aceitar que não temos o controle sobre todas as coisas, identificar o ambiente em que estamos inseridos e usar de nossos atributos e qualidades para ter o melhor desempenho possível nele. Essas são boas estratégias para alcançar o equilíbrio nos momentos difíceis.

Estamos no início de um novo ano e, como tal, cheios de expectativas. Cenário político em transformação com novos governantes assumindo e a perspectiva do que virá por aí. Embora haja especulações de todo tipo, não sabemos de fato o que esperar. Podemos permitir que o medo e a incerteza paralisem nossos passos até sentirmos "como será o ano", ou desde já nos posicionar e preparar ferramentas aptas para quaisquer desafios que virão. Trazendo esse foco para nossa vida profissional e para subsistência das nossas gráficas, podemos citar alguns atributos que não poderão nos faltar em 2019:

 

Auto reconhecimento

Onde estou e como estou? Qual a real situação da minha empresa?

Enxergar a si mesmo e reconhecer o próprio estado é fundamental para traçar metas e percorrer o melhor caminho até onde desejamos chegar.

Às vezes, esse processo pode ser difícil e até constrangedor. Depois de anos difíceis, temos muitas empresas que ainda sofrem com fantasmas de crise. Mas lembre-se, fechar os olhos para as dívidas, problemas e dificuldades só conduz a um local mais escuro, de onde será mais complicado sair quando decidirmos olhar. Se esse é o seu caso, faça uma leitura sincera dos problemas que a empresa está enfrentando. Existem dívidas? De quanto são? Como foram originadas?

Mesmo que não haja dívidas, reconheça o cenário em que seu negócio está inserido, identifique qual melhor nicho de atuação. São necessários investimentos básicos e de infraestrutura? Em quais trabalhos está concentrada a maior rentabilidade de sua gráfica? Aquela estratégia comercial adotada, está dando certo? Quanto sua empresa vendeu em comparação com o ano anterior?

Reconhecendo a condição atual, seja transparente para tomar as decisões corretas. O que realmente é preciso fazer?

E para fazer acontecer, precisamos nos movimentar, sair do lugar.

 

Pró atividade

Não espere a oportunidade chegar até você, vá até ela. Não é novidade pra ninguém que vivemos numa sociedade competitiva e que isso se reflete em nosso mercado de trabalho, que segue cada vez mais acirrado.  

Gastamos tempo, esforço e energia tentando buscar novas oportunidades e as vezes esquecemos de ser proativos em relação aos recursos que já temos em mãos. Você sabe a frequência com o qual seus clientes compram? Conhece quais são os negócios deles para identificar outros pontos no qual sua empresa pode atuar para oferecer seus serviços? Sabe por que aquele outro cliente não compra há tanto tempo? Sequer sabe quem são esses clientes que não estão comprando? Que experiência sua empresa proporciona quando o cliente entra em contato? Em tempos de relações virtuais, um pouco de contato humano, cordialidade e atenção se tornaram diferenciais e são bem-vindos para estabelecer parcerias de sucesso com seus funcionários e clientes.

Para ser proativo não é permitido se auto sabotar, não adianta querer abraçar tudo sozinho. Acredite, o esforço sincronizado de muitos é melhor do que o individual. Delegue funções, instrua pessoas, elas são fundamentais para o sucesso da sua empresa. Pessoas são peças chave em qualquer negócio, o que nos leva a falar do próximo item.

 

Sinergia

Talvez essa palavra não esteja mais tão na moda, mas seu significado deve ser vivido pelas empresas que querem alcançar o sucesso. Conseguir que as pessoas se unam em um esforço conjunto e se comprometam em busca de um mesmo objetivo fortalecerá sua empresa. Formar uma equipe unida que tenha o respeito e a lealdade como valores também é fator responsável por dar a sua gráfica o que é preciso para se destacar.

O que você já fez pelos seus funcionários hoje? Eles sabem o quão são bons no que fazem ou em que exatamente você espera que eles melhorem? Você conhece o desempenho da sua equipe e os incentiva a melhorar? Dá a eles ferramentas que proporcionem uma boa integração e comunicação?

A sinergia fará com que sua empresa funcione adequadamente e tenha condições de entregar aquilo que se propõe. Acredite nas pessoas! Por fim, vamos ao último atributo sobre o qual falaremos.

 

Coragem

Quem disse que seria fácil?

Nós sabemos que nada do que foi escrito aqui é fácil e que a teoria parece muito mais simples do que a prática. Mas se há algo que define um empreendedor, sobretudo no Brasil, é coragem. Coragem para, como dizem, remar contra a maré e abrir uma empresa, investir em pessoas e acreditar em um sonho. Reúna esforços que serão úteis para levar seu negócio adiante, tenha coragem de inovar, de se questionar, de estudar e de seguir adiante.

Decidir caminhar e seguir em frente, leva pessoas a crescer com você. Perseverança, persistência e bom ânimo contaminam... acredite, tente. Faça de 2019 um ano transformador.

O sistema GE te ajuda a enxergar, mesmo nas adversidades, oportunidades para melhorar seu negócio e avançar no mercado. Nele, você encontrará informações úteis para avaliar cada uma das situações pontuadas nessa reflexão. Se você não é cliente, vamos conversar. E se você já possui uma de nossas soluções, como a tem usado? O sistema é um aliado de sua empresa, e estamos aqui pra te mostrar como. Vem com a gente!

 

                                                                                                                                                                                           Por Andréia Santos 

                                                                                                                                                                                      Comercial - Zênite Sistemas

 

 

 
 

Zênite Sistemas

(31) 3419-7300
vendas@zsl.com.br
Rua Itaguaí, 866 - Caiçara - Belo Horizonte - MG - CEP 30775-110